Um Toque De Classe

O processo de construção dos grupos artísticos no Programa Tapera das Artes de Cultura, “Um Toque de Classe”, norteia a Música das Culturas Regionais no Ceará. A imersão dos conceitos metodológicos transversais e qualitativos sugeridos pelo maestro Ênio Antunes, vai ao encontro do resgate dessa cultura forte e expressiva, existente no entorno da Tapera: na retina da história alcançando ancestrais indígenas, negros e portugueses.

Nessa ação, nossas crianças e jovens, vivenciam sons que reverberam e se manifestam de várias formas, acessando habilidades cognitivas que corroboraram para o domínio de novas linguagens sonoras, que podem ressignificar valores culturais nas matizes de nossos ancestrais, mesmo sendo uma cantiga de roda, de ninar, indígena, folclórica, popular, de trabalho ou de concerto.

Adequar o aprendizado melódico, rítmico, harmônico, do corpo e da voz para instrumentos de sopro, de cordas, percussão e outros que estão agregados nas linguagens técnicas, mas que ao despertar pela música, manifesta o afeto na descoberta do som instrumental.

Um ato de amor que emociona e agrega pessoas. Venha, ouça, sinta e deixe a natureza se manifestar através de nós!

O Programa Tapera das Artes de Cultura – Um Toque de Classe traz os sons de Pífaros, cabaças e vozes infanto-juvenis, novas nuances do som, fruto do diálogo com nossos aprendizes que integram grupos musicais criados no processo construtivo em 4 anos interagindo na Orquestra de Pífanos; Camerata Eco-arte Selena Festante; Grupo Catavento; Tapera Arte Ensemble; Orquestra Sanfônica Essência; Dedilharte 6, Coro Canto Livre, Camerata Tapera das Artes e um embrião sinfônico com a Sinfonietta Tapera das Artes.

Diretor artístico – Ênio Antunes Atividades: oficinas de música Beneficiários diretos: 60 crianças e adolescentes Forma de Patrocínio: Mecenas/ENEL

Mais Projetos Executados

Usuário