Luteria

Pedaços de madeira, utensílios de cozinha, materiais plásticos e objetos quebrados facilmente vão para o lixo na casa de qualquer pessoa, mas nas mãos dos jovens da Tapera das Artes tudo isso vira instrumento musical.

A Tapera das Artes, organização social da sociedade civil (OSC) de Aquiraz, desenvolve atividades pedagógicas utilizando a linguagem da luteria experimental desde 2015. A luteria é a arte de confeccionar e consertar instrumentos musicais. Na Tapera, essa ação consiste no processo inventivo e de construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. Para Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Administrativo da Tapera, a luteria revolucionou a trajetória da própria associação. “É emocionante ver como essa arte toca tão profundamente os aprendizes, nos despertou para um novo mundo de possibilidades e criatividade”.

A Luteria Experimental da Tapera das Artes tem foco em obras construídas de diversos tipos de matérias primas, sendo orgânicas como cabaça, bambu, madeira e matérias primas sintéticas como plástico, papel, borracha e metal. A proposta é explorar uma grande variedade de materiais para a criação e construção de instrumentos musicais e esculturas sonoras em busca de novas sonoridades, novas formas estéticas e alternativas sustentáveis para a luteria.

Muito dos materiais são doados por parceiros da Tapera, outros são advindos do lixo, coletados pelos participantes da luteria, que acontece de segunda a sexta, de 8h às 17h, com a presença de um coordenador e oito assitentes, sendo duas crianças bolsistas. “A luteria possibilita um direcionamento profissional para os participantes que se interessam pelo ofício”, destaca Magno Miranda, presidente da Tapera.

Na Tapera das Artes, objetos são resignificados, na cor, essência, sentidos, e tomam forma no olhar do coração de quem vê

Usuário