Ronaldo Cavalcante é produtor cultural, artista plástico, compositor e designer gráfico, com uma trajetória marcada pela militância artística como forma de resistência e expressão afetiva. Seus desenhos refletem temas caros a ele, como folguedos populares, cenas do cotidiano e amizades. Atualmente, é arte-educador na Tapera das Artes, onde coordena o ateliê de artes visuais. Na exposição, Ronaldo apresenta a simplicidade e beleza das obras de 60 crianças sob sua orientação, que retratam cenas do cotidiano na Prainha do Canto Verde com traços singelos e o olhar genuíno da infância.
60 anos. Nasceu em Fortaleza, Ceará. Aluna do ateliê de cerâmica da Tapera das Artes há dois anos.
“Amo a Tapera das Artes! Sempre que vou para a aula de cerâmica fico muito feliz. Nos dias que não vou, fico é com saudade. A Tapera das Artes me ajudou muito a ter uma rotina, tive a oportunidade de interagir com outras pessoas e me mostrou que sou capaz e que nunca é tarde para aprender algo novo.”
40 anos. Nasceu em Fortaleza, Ceará. Aluna do ateliê de cerâmica da Tapera das Artes há dois anos.
“Adoro aprender os modelos de cerâmica e também é bom porque conheço muitas amigas novas.”
Marina afirma que a Tapera das Artes ajudou na interação com outras pessoas, ajudando a trabalhar melhor em equipe, ajudando a superar dificuldades e a acreditar no potencial delas e no talento delas
28 anos, nasceu em Ocara, Ceará, e há 7 anos é músico e lutier experimental na Tapera das Artes.
“A Tapera das Artes é o lugar onde posso usufruir da minha criatividade e ser autêntico nas minhas experimentações. Ela mudou minha vida, oferecendo crescimento, aulas com grandes mestres, empregabilidade e a chance de transformar vidas por meio da música.”
Edson alia técnica e inovação em suas criações, promovendo a arte e a consciência ambiental ao desenvolver instrumentos de sopro, corda e percussão a partir de materiais reciclados, fundindo sustentabilidade e criatividade de forma única.
29 anos, nasceu em Aquiraz, Ceará. Está há 10 anos na Tapera das Artes. Começou como voluntário, tornou-se bolsista, assistente de professor e hoje é instrutor de Luteria Popular e professor assistente na Luteria Experimental.
“A Tapera das Artes transformou minha vida, proporcionando empregabilidade, crescimento e a oportunidade de conviver com grandes Mestres, além de me trazer felicidade.”
Ítalo dedica-se à construção de instrumentos de percussão, corda e sopro, unindo técnica e criatividade para promover a música e a arte.
24 anos, nasceu em Aquiraz, Ceará. Está na Tapera das Artes desde criança, onde começou como aluna de música e, mais tarde, encontrou sua vocação no Ateliê de Cerâmica. Atualmente, atua como Professora Assistente nesse ateliê, dedicando-se à arte e ao ensino.
“A Tapera das Artes transformou minha vida em todos os âmbitos. Ela me ensinou a ser um ser humano melhor, abriu portas para mim e me deu inúmeras oportunidades de crescimento. Para mim, é um lugar de felicidade e de imenso prazer.”
Cândida desenvolve e ensina técnicas de cerâmica, auxiliando na criação de peças utilitárias e artísticas, promovendo a criatividade e o aprendizado dos alunos no ateliê.
22 anos, nasceu em Aquiraz, Ceará. Há 1 ano integra a Tapera das Artes, um espaço que tem sido transformador em sua trajetória.
“A Tapera das Artes mudou minha vida diretamente na parte da cerâmica, me ajudando a lidar melhor com minha ansiedade e também ao enxergar meu potencial, oferecendo oportunidades de crescimento.”
Atualmente, Ana Cecília atua como Assistente do Ateliê de Cerâmica, dedicando-se à produção de peças utilitárias, como bowls, copos, xícaras e pratos. Seu trabalho une funcionalidade e beleza, criando objetos simples, mas cheios de significado para o cotidiano.
16 anos, nasceu em Aquiraz, Ceará, e é aluno da Tapera das Artes há 7 anos. Iniciou sua trajetória como aprendiz de música e na Luteria Experimental e, há 2 anos, dedica-se ao Ateliê de Cerâmica, onde produz instrumentos musicais em cerâmica e cria esculturas artísticas nesses instrumentos.
“A Tapera das Artes mudou minha vida, principalmente na parte psicológica, pois comecei aqui pouco depois de perder meu pai. Além disso, a cerâmica me ensinou a trabalhar melhor em equipe e a ter paciência, já que tudo tem seu tempo. Amo esse lugar! É como minha casa.”
Rodrigo já participou de diversos ateliês, como luteria tradicional, artes cênicas, artes visuais e sopros, desenvolvendo habilidades artísticas e pessoais em sua jornada na Tapera.
16 anos, nasceu em Aquiraz, Ceará. Atualmente é bolsista do Ateliê de Cerâmica.
“Minha história na Tapera das Artes começou em 2016, com aulas de canto coral, e violão. Infelizmente me afastei na pandemia, mas voltei em 2023 como aluna da Luteria Experimental, e logo depois foi criado o Núcleo de Artes Visuais, onde me encontrei e hoje faço parte do Ateliê de Cerâmica fazendo esmaltações. Descobri formas incríveis de expressar o que sinto, e o que sou. Tapera das artes para mim sempre foi um lar, um lugar cheio de oportunidades incríveis, e onde descobri quem eu realmente sou. Tapera das artes é muito além de apenas "aulas", ela é uma escola de vida.”
13 anos, nasceu em Aquiraz, Ceará. Atualmente é bolsista do Ateliê de Cerâmica.
“Olá! Meu nome é Kaiky e faço parte do Atelier de Cerâmica. Minha jornada na cerâmica começou com os apitos e, ao longo do tempo, fui aprendendo e evoluindo. Hoje, sou capaz de criar pratos, canecas, xícaras e até esculturas artísticas.A cerâmica me ensinou muito mais do que apenas modelar o barro; ela me mostrou a importância dos processos. Aprendi que, assim como na arte, cada fase da vida exige paciência, dedicação e calma. Além disso, desenvolvi habilidades de trabalho em equipe, algo essencial tanto no atelier quanto na vida. Por isso, posso dizer que a Tapera das Artes não é apenas uma escola de arte, mas uma verdadeira escola para a vida.”
Artista visual com o nome artístico de Maracajá, 23 anos, nasceu em Aquiraz, Ceará. Atua na Tapera das Artes como Assistente de professor no Ateliê de Cerâmica.
“A Tapera das artes para mim é um lugar onde posso ensinar e aprender em vários âmbitos da vida. É o local onde posso crescer como profissional e ter oportunidades incríveis. Aqui pude ter vivências que me engrandeceram como profissional mas principalmente como pessoa. Pude melhorar minhas relações interpessoais e compreender a importância do trabalho em grupo.”
Ligia atualmente tem trabalhos envolvendo gravura, cerâmica, livros de artista e técnicas mistas.
Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N, Centro, Aquiraz – CE
Como Chegar na Tapera das Artes
CEP: 61700-000
Telefone: +55 (85) 98921-0943
Email: [email protected]
CNPJ: 07.296.486/0001-04
© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.
Endereço: Rua Antônio Gomes dos Santos,
S/N, Centro, Aquiraz – CE
Como Chegar na Tapera das Artes
CEP: 61700-000
Telefone: +55 (85) 98921-0943
Email: [email protected]
CNPJ: 07.296.486/0001-04
© Copyright 2022 Tapera das Artes. Todos os Direitos Reservados.