Beach Park e Tapera das Artes realizam parceria que inclui arte, sustentabilidade e inclusão

WhatsApp Image 2025-02-07 at 14.06.01(1)

No dia 14 de janeiro, o Beach Park inaugurou uma exposição temática na Cafeteria Santa Clara, da Vila Azul do Mar, destacando instrumentos musicais, obras de arte e utensílios domésticos produzidos por jovens artistas do nosso programa de Capacitação Profissionalizante. A iniciativa é uma extensão da loja física localizada na sede da instituição no sítio histórico de Aquiraz.

A exposição reflete os resultados do Programa de Cultura Profissionalizante da Tapera das Artes, que contribui diretamente com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. São eles: o ODS 1 (Erradicação da Pobreza), ao gerar emprego e renda; ODS 10 (Redução das Desigualdades), ao criar oportunidades de crescimento profissional; e ODS 12 (Produção e Consumo Responsáveis), ao estimular a reutilização de materiais recicláveis e o consumo consciente.

Para Raíssa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park, a parceria com a Tapera das Artes é mais um exemplo da preocupação do parque com as comunidades do seu entorno, ajudando a promover seu empoderamento através do incentivo à arte e da valorização de seus trabalhos e produções culturais.

A Associação Tapera das Artes, reconhecida por seu impacto social e cultural, também celebra a exposição. “Consideramos essa parceria com o Beach Park, como uma excelente oportunidade para democratizar o acesso às nossas produções artísticas e divulgar nossa missão, que é promover o desenvolvimento humano, inspirar sonhos e contribuir para um mundo mais inclusivo e sustentável por meio da arte”, diz Ritelza Cabral, presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

Atividades e imersões artísticas

Na Tapera das Artes, o programa oferece diversas atividades pedagógicas e culturais. A Sede Harmonia, por exemplo, é dedicada à musicalização de crianças e adolescentes, com oficinas de cordas dedilhadas, sopros, piano, canto coral e muito mais. Já a Sede Encantos foca na profissionalização em áreas como luteria tradicional e experimental, cerâmica, artes visuais, artes cênicas e danças populares.

As peças únicas e personalizadas apresentadas na exposição na Vila Azul do Mar são trabalhos produzidos nos ateliês da Sede Encantos. Cada item conta com um QR code que direciona para a página do artesão responsável, com detalhes sobre sua história e trajetória – um diferencial que conecta o público à essência da obra.
Programação cultural

Às terças e quintas, de janeiro , grupos artísticos da Tapera das Artes realizam apresentações musicais na exposição, proporcionando uma experiência ao som de música instrumental. Entre os jovens músicos que se apresentam, estão talentos como Antônio Aramins, Bernardo Monteiro, Domingos Daniel, Rodrigo Rodrigues, Vanessa Mendes, Francisca Alane, Eric Ribeiro e Gabriel Lima. A programação complementa a atmosfera acolhedora da Cafeteria.

Cafeteria Santa Clara, na Vila Azul do Mar
Aberto a partir das 16h às 22h

Arvorar e Tapera das Artes firmam parceria que une arte, sustentabilidade e inclusão

Usuário