A Tapera das Artes recebe visita de comitiva ilustre nesta manhã de segunda-feira, 26 de maio, com foco central de mostrar às autoridades o projeto cultural pedagógico, desenvolvido nas escolas públicas, promovendo educação ambiental.
Integraram a comitiva oficial de Brasília a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, o Ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o Secretário de Formação, Livro e Leitura do Minc, Fabiano Piuba, juntamente com a primeira-dama do estado de Ceará, Lia Gondim Araújo.
Também integraram a comitiva a Secretária Estadual de Cultura, Luísa Cela, e a primeira dama do município, Carla Ibiapina, além de uma expressiva delegação de assessores de Brasília.
Guiados pela presidente do Conselho da Tapera das Artes, Ritelza Cabral, os visitantes percorreram os diversos espaços da instituição, acompanhando de perto o trabalho realizado com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, que inclui um programa de formação cultural permanente com atividades de sensibilização artística e também cursos profissionalizantes, de geração de emprego e renda.
O grupo foi calorosamente recepcionado com apresentações musicais e manifestações artísticas, em um momento marcado pela alegria e emoção de todos os envolvidos.
“Foi uma alegria imensa poder compartilhar com as autoridades o que fazemos com tanto amor, acreditando em um Brasil cada vez mais humano, através de uma educação voltada para a arte, que dignifica, eleva pessoas. Essa visita reforça a importância da nossa missão de transformar vidas e contribuir para um mundo sustentável e mais inclusivo.” Disse Ritelza Cabral, presidente do Conselho da Tapera das Artes, que também destacou a importância dos patrocinadores que investem na instituição através da Lei de Incentivo Rouanet, a exemplo da Fresenius Kabi, PetroReconcavo, Grupo FAN, Grupo Marquise, Grupo Roca, M. Dias Branco dentre outras bandeiras que acreditam na tríade do poder público, iniciativa privada e terceiro setor, como movimento muito positivo para a cultura no nosso país.
A instituição também recebe apoio institucional da Rede Beach Park, no programa profissionalizante, ao conceder espaço nos Parques para a divulgação dos produtos gerados nos ateliês, o que possibilita a geração de emprego e renda para os jovens aprendizes.
Sobre a Tapera das Artes.
A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que, há 41 anos, oferece cultura, educação e atividades integradas para crianças, adolescentes e jovens.
Referência em sua atuação nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, a instituição atende aproximadamente 2.500 crianças e adolescentes, em 25 ateliês de artes. Utiliza uma metodologia própria, que promove a arte em parceria com escolas públicas, beneficiando famílias de baixa renda e criando oportunidades de profissionalização e geração de renda para jovens.